Move That Jukebox!


Chuva no Rio, Keane no Citibank Hall by movethatjukebox
março 16, 2009, 1:42 pm
Filed under: Outros | Tags: , , ,

WARMING UP

keane-2Tudo parecia bem calmo no estacionamento minutos antes do show marcado para as 22h no Citibank Hall: pouca movimentação ao redor do shopping onde fica a casa de shows e uma meia dúzia de atrasados na bilheteria. Mesmo os cambistas parecem ter evitado esta noite chuvosa no Rio de Janeiro. Sabe-se lá porque, né?  Vai que eles não se garantem numa sexta feira 13 de lua cheia…

Tanto que testemunhei algo inédito pra mim: um segurança (daqueles 2 m x 2m) abordava compradores na fila e oferecia ingressos de cortesia ao preço de meia entrada para quem fosse pagar com dinheiro. WTF????

Mas vamos ao que interessa.

Deixei pra entrar em cima da hora (escolha esquizofrênica de abertura: Fresno = não). E me surpreendi ao ver bastaaaante gente lá dentro para o segundo show do Keane na cidade maravilhosa. Um público mais numeroso que aquele da primeira passagem da banda por aqui em 2007. Eco das trilhas de novela? Talvez. Essa aposta faz bastante sentido quando você percebe a já tradicional mistureba que é o publico carioca em eventos desse tipo.

Outro fato curioso: considerando que o publico cresceu em dois anos você logo pensa: “puxa, esse disco novo deve ter feito sucesso mesmo!”. Nem.

As musicas que balançaram as estruturas locais foram mesmo as dos dois primeiros discos da banda (Hopes and Fears, de 2004, Under the Iron Sea, de 2006). A teoria novelesca/popradio marca mais um ponto.

E antes de começar a falar do show propriamente dito, preciso deixar claro uma coisa: eu não curto muito o Perfect Symmetry, lançado em 2008. Pra mim é o mais fraco dos três da banda. Tem uma ou outra musica mais interessante e tal. Mas como obra mesmo, acho este bem atrás dos antecessores.

O SHOW

O palco era simples. Ao contrario da ultima passagem da banda por aqui que contava com vááários telões e torres de luz, dessa vez tudo limitou-se a um fundo de palco com triângulos coloridos nos motivos da arte do disco.

Quando as luzes se apagaram, bexigas começaram a ser jogadas pra cima (como aconteceu no show de São Paulo) pelos fãs debruçados na grade, muitos flashes e gritos. A banda iniciou esse que foi o ultimo show da turnê jogando o o público pra cima com “Everybody’s changing” logo na segunda musica.

O saltitante Tom Chaplin corria loucamente de um lado pro outro do palco esbanjando fôlego e sua bela voz.

As baladas do Keane funcionam assim: bases de piano muito marcantes, se alternam entre lentas e muuuito reflexivas ou verdadeiros hinos pop com refrões fortes e dramáticos sempre com melodias precisas e muitas viradas.

Entre musicas novas e seus maiores sucessos, o Keane trouxe o publico pra dentro do show com muito papo entre as musicas, recadinhos em português e um elogio atrás do outro aos fãs brasileiros.

MOMENTO FOFO

Já com as bochechas roxas de calor, Tom pegou um violão para cantar sozinho no palco “Playing Along” para um arsenal de câmeras e flashes enlouquecidos. Na sequência, seus companheiros de banda retornaram para um set curto e “acústico” que contou com a canção “Early Winter”, composta pelo tecladista/co-fundador Tim Rice-Oxley e gravada pela ex-rockeira/divapop  Gwen Stefani em seu último CD.

Da dançante “Spiralling”, passando pela comoção em coro de “Leaving so soon”, até o fechamento com os hits “Somewhere Only We Know” e “Crystal Ball” o Kenae fez um ótimo show de repertório impecável e simpatia incontestável.

keane1

Para finalizar, voltaram para o bis com três musicas. Um cover de “Under Pressure” do Queen (uma espécie de pais musicais da banda, sem duvida. Na ultima turnê o homenageado foi o U2), a aniamda “Is it any Wonder” e seus synths, e a balada de letra triiiiiste “Bedshaped” (eco da fase rehab de Tom).

Sexta feira chuvosa no Rio? Nada como uma boa dose de rock inglês.

Setlist:
01.The Lovers Are Losing
02.Everybody’s Changing
03.Bend and Break
04.Nothing in my Way
05.Again and Again
06.Atlantic
07.This is the Last Time
08.Spiralling
09. Playing Along
10. Try Again
11. Early Winter /Sunshine
12.You Haven’t Told Me Anything
13.Leaving So Soon?
14.You Don’t See Me
15.Perfect Symmetry
16.Somewhere Only We Know
17.Crystal Ball
18.Under Pressure
19.Is It Any Wonder?
20.Bedshaped

Henrique Sauer

Anúncios

6 Comentários so far
Deixe um comentário

não conheço tds as músicxa de cor, mas valeu a pena ter ido… o show foi incrível!

Comentário por Dinho

Meu primeiro show da banda e foi incrível perfeito sim sou fã não de fãn clube…Amei e o principal o Tom canta como se quisesse q a música entrasse dentro da gente.O movimento q ele vaz com as mãos correndo de um canto pro outro me parece:”vc compriende o q estou querendo dizer…vc me entende…”eu amo as letras amo a banda e amei o show realizei um sonho!!!

Comentário por lane

Oi henrique, td bem?
A O tom tocou sozinho Frog Prince e não Play Along como você disse. ele mudou no Rio, em homenagem ao Fã Clube Frog Prince Squad.

No mais, acho que se você escutar mais vezes vai amar perfect simetry tbm.
bjs

Comentário por Pamella Lima

Na minha modesta opinião acho que perfect simetry é a melhor musica do cd… Não só pelo som, mas pela letra q é de +++…
Ainda em estado de êxtase!!!

vlw mesmo Keane!

Comentário por EDUARDO

É verdade Pamella. Acabei me confundindo na hora de repassar a foto do set pra materia no final
valeu a correção!

Comentário por Henrique

Não acho que o Perfect Symmetry esteja tão atrás dos outros dois albúns, mas realmente, há uma diferença! Fui no show de São Paulo e mais uma vez, foi uma delícia! Que venha o Oasis agora :)

Comentário por Vinícius G.




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: