Move That Jukebox!


Tonight: Franz Ferdinand by movethatjukebox
março 7, 2009, 5:11 pm
Filed under: Outros | Tags: ,

Nota: 4,6/5

Em seu primeiro CD, se ouviu um rock strokeano que, sem pomposidade alguma, eternizou o Francisco Ferdinando da música. No álbum seguinte, a experiência da banda parecia suficiente para repaginar o estilo de ‘This Fire’, ‘Take Me Out’ e suas companheiras, dando origem a composições mais complexas como ‘The Fallen’, ‘I’m Your Villain’ e a mais uma dúzia de canções, frutos de um trabalho com mais foco e, talvez, com um pouco mais de capricho do que o realizado anteriormente.

Agora, lançando seu terceiro álbum de estúdio, o Franz Ferdinand já não é formado pelo mesmos jovenzitos que, em 2004, conseguiram um selo para mostrar ao mundo as composições que haviam escrito despretensiosamente – daqui pra frente, Alex, Nick, Bob e Paul são o que podemos chamar de “gente grande de verdade”, e a data de nascimento de cada um deles nem está em questão aqui.

Dando passos cada vez mais largos (e que, ao mesmo tempo, não são maiores que suas próprias pernas), o Franz se mostrou apto, mais uma vez, para gravar um outro baú de hits inéditos. Com mais sintetizadores e distorções do que nunca, a Domino Records nos deu o single ‘Ulysses’ uma semana antes do lançamento oficial de Tonight, que já agradava quem teve a oportunidade de conferi-lo ao vivo, nos primeiros shows do grupo em 2009.

Dentro do álbum, a música ganhou uma edição diferente da do single, com uma dose de experimentalismo inédita para a banda; dessa vez, os versos de Kapranos parecem se desencontrar dos acordes da guitarra de Nick, enquanto Thompson, na bateria, não parece se importar com o que o vocalista tem a dizer. O resultado final é, positivamente, incomparável a tudo que já ouvi.

‘Turn It On’, faixa seguinte, pega carona na energia de sua antecessora e a divide com as gravações mais aceleradas, que representam a maior parte do tracklist. Por mais que sejam rápidas e energizantes, as músicas de Tonight se dividem entre a leveza do entardecer e a beleza caótica de uma tempestade de raios, se me permitem ser um pouco metafórico. Estes raios pegam a longa ‘Lucid Dreams’ em cheio, que cede espaço a influências dos Chemical Brothers e acaba por se converter às raízes da música eletrônica em sua segunda metade.

Os Ferdinandos têm a receita perfeita para misturar caos e calmaria, paz e guerra, passividade e agressividade. Assim foi formado Tonight, que faz você querer ouvi-lo nessa noite, na próxima e na próxima. Em certos momentos, o ritmo toma proporções tão agudas de frenesi que te faz pensar que não sobra mais nenhum segundo de relaxamento. E é exatamente com essa intenção que o Franz Ferdinand te pega de surpresa nas últimas músicas do CD, ‘Dream Again’ e no pequeno romance ‘Katherine Kiss Me’, uma mistura de versos carinhosos, cordas acústicas e um piano memorável ao fundo.

Por Alex Correa

Anúncios

9 Comentários so far
Deixe um comentário

Pra mim, Tonight deve ser umas das maiores surpresas que apareceram esse ano.
O álbum esta excelente.

Comentário por Eduardo Ferreira

ainda me acostumando com as nuances eletrônicas do franz. :S

Comentário por thaís

blog caiu de qualidade demais….juro…antes eu vinha todo dia e tinha uma noticia nova…era o máximo…hoje em dia eu entro e me deparo com uma noticia do mes passado…ainda mais quando é uma resenha de um album que todos esperavam….deveria ter saido antes hein

Comentário por andre

Há uma tensão grande quando uma banda grava um disco e ele é uma das coisas mais esperadas do ano. E o medo é basicamente porque se espera de uma boa banda que ela repita façanhas. No caso do Franz Ferdinand, que faça coisas tão extraordinárias quanto Take me out e The dark of the matinee, do primeiro disco, de 2004, que leva o nome da banda. Ou ainda, Walk away, por exemplo, do segundo álbum, You could have it so much better, de 2005. Porém, o FF deu uma bela descansada – diga-se de passagem quatro anos – e sai do armário com um disco como o prometido: repleto de novas experiências musicais. Porém, o que não torna o novo disco do FF uma obra prima é que um dos principais elementos que eles buscaram para incorporar neste disco é o que muitas bandas por aí já trouxeram antes ou estão trazendo aos montes: elementos eletrônicos.

Comentário por Priscila

Concordo com o andre……eu sempre entro no seu blog (a mais de um ano) ……mas neste últimos tempos a freqüência e até a qualidade das noticias tem decaido sim.

Comentário por Ignácio

Legal vocês se preocuparem com a qualidade do blog e panz. Acho que só deveriam lembrar as vezes que isso aqui não tem nenhum fim lucrativo, fazemos por puro prazer – e, como todos sabem, não dá pra viver só de gozo. Todos nós também estudamos, trabalhos e, quando possível, arrumamos um espaço pra vida social. Assim, não quero fazer drama – embora talvez já tenha feito -, mas vocês deveriam refletir sobre coisas assim antes de falar sobre decadência.

De qualquer forma, considero isso como uma crítica construtiva, portanto devo agradecer. Obrigado pela preocupação.

Comentário por alex correa

O blog é ótimo, não tem do que reclamar!
Parabéns

Comentário por monique

Tudo bem……eu entendo perfeitamente o que você está dizendo, serio!….mas acho importante lembrar que foi pura, única e exclusivamente graças a aquela freqüência e a qualidade do mesmo que vocês chegaram a ser um dos blogs mais forte de musica no Brasil. Juro que não estou reclamando nem julgando (pq sempre terão e virão mais sites/blogs sobre musica) somente que não freqüento tanto como antes o seu blog, e somente digo isso pq tenho simpatia por este, e não gostaria que decaísse. E pra mim um site com o nome do de vocês tem força suficiente para poder resolver esse problema, nem que tenham que chamar 2 ou 3 integrantes a mais para postarem (imagino que deve ter muita gente interessada em fazer parte do blog).

Comentário por Ignácio

[…] Tonight: Franz Ferdinand […]

Pingback por MTJ! Procura « Move That Jukebox!




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: