Move That Jukebox!


De Capitu ao Beirutando by movethatjukebox
janeiro 20, 2009, 7:55 pm
Filed under: Outros | Tags: , ,

Capitu, síndrome de underground e encontro de fãs: Beirut deu o que falar na reta final de 2008.

zachPara os admiradores da obra de Machado de Assis, a ansiedade pela estréia da microssérie Capitu (inspirada em Dom Casmurro, 1899) era grande. Quem conhecia o clássico vagamente também não esperava pouco da produção global, que foi dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Mas, independente da fama colossal da história de Bentinho, muitos dos telespectadores sentiram-se atraídos particularmente pela música tema da saga: Elephant Gun, do Beirut, que deu o que falar.

A chegada do gypsy-folk de Zach Condon na rede Globo gerou discussões e debates por todas as mídias sociais atuais. Nas comunidades da banda no Orkut e em páginas do Last.Fm, os internautas não economizaram em frases arrogantes e ofensas provenientes de manifestações grotescas da chamada “síndrome de underground”. Já os twitteiros exploravam o lado cômico da coisa, brincando com as tentativas de descobrir quanto tempo a canção levaria para chegar às bocas das lavadeiras do Amazonas. De um outro lado, sites de letras de músicas (como o Letras.com.br, do Terra) colocam Elephant Gun na frente de mega hits de Beyoncé, Britney Spears, Katy Perry e NX Zero.

O fogo gerado pelo assunto acabou servindo como lenha para a idéia de Íris que, usando o Orkut como meio de divulgação, propagou o “Beirutando na Praça” por toda a rede. O projeto consiste em reunir o maior número de fãs possível do Beirut em praças (como sugere o nome) de diferentes cidades brasileiras e, daí, fazer uma grande festa à céu aberto com interpretações pré-ensaiadas das músicas do grupo, utilizando instrumentos que vão desde trompetes e violões até cowbells, pandeiros e chocalhos.

Por ora, o encontro está programado para acontecer em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Juiz de Fora e teve de ser adiado por falta de músicos, não tendo uma data definida por enquanto. Para se manter por dentro das novidades do programa, é só ficar de olho nas comunidades do Beirut espalhadas pelo Orkut ou acessar o blog beirutando.wordpress.com, onde tudo acontece da forma mais democrática e transparente possível.

Leia também: Estreia novo clipe do Beirut

Por Alex Correa

Anúncios

9 Comentários so far
Deixe um comentário

gente, galere criativa néam?! 8-)

Comentário por Alice Moraes

eh o pessoas parece estar se dedicando mesmo ao Beirutando, tomara q de tudo certo, eu pretendo ir!

Comentário por Rayane Castelão

AAAI, que bacana! Elephant Gun sempre foi minha favorita do Beirut, desde o lançamento do EP, mas nem me incomodei ao vê-la brilhar em Capitu. Pelo contrário, adorei! Vários amigos meus começaram a ouvir Beirut por causa dela, e se a banda é boa, pq não divulgar? É uma idéia.

Enfim, o projeto da moça é ótimo, espero que vingue! Queria um desses espetáculos aqui em Aju! ^^

Comentário por Tatiana

muito legal :D ótima idéia, é a cara da minha cidade :P

Comentário por Lucas Chagas

Aeee, ótimo post! Obrigado.

Comentário por Beirutando

Em outubro do ano passado quando soube dessa minissérie sobre a ótima história de Bentinho e sobre elephant gun como parte da trilha sonora ja esperava essa febre por todo Brasil pela música…mas mesmo assim me senti esfaqueado quando vi um monte de gente súper empolgada, como se ja fosse fã da banda por ter escutado a música!

Comentário por Tasso Ricarte martins

[…] O evento chegou a atingir ao Spinner.com que, diga-se de passagem, errou ao informar que o “Beirut Day” aconteceu no dia 27 de fevereiro, enquanto o tal foi temporariamente cancelado. De qualquer forma, o site ainda dá uma boa dose de otimismo aos músicos que participarão do evento nas sete capitais distintas em que deve ocorrer:  Conforme escrito no artigo, até Zach Condon já está sabendo dos beirutantes, e contou que jamais imaginou que sua música se tornaria popular na América do Sul. São os milagres de Capitu. […]

Pingback por Beirutando nos ensaios « Move That Jukebox!

Bjus!

Comentário por Fernanda G. Geraissate




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: