Move That Jukebox!


Surfiiing undergroooound by movethatjukebox
novembro 3, 2008, 7:22 pm
Filed under: Outros | Tags: ,

Álbum: Surfing

Artista: Megapuss

Lançamento: Novembro de 2008

Nota: 4.2/5.0

Nunca havia dado muita atenção ao trabalho de Devendra Banhart. De Greg Rogove, Noah Georgeson e Aziz Ansari, confesso nunca ter ouvido falar. Fabrizio Moretti, claro, sempre esteve sendo reproduzido no meu iTunes, guiando a bateria dos Strokes, mas jamais havia considerado a possibilidade de usar a sua voz em gravações. Rodrigo Amarante, mais um brasileiro, só teve espaço no meu iPod bem recentemente, comandando o Little Joy.

Basicamente, isso é o que o Megupuss é pra mim: Um oceano de novidades. Mas é claro que o mix de culturas empregado em Surfing, primeiro álbum da banda – que não gosta de ser vista como um projeto paralelo -, não se resume a isso. Esse não é apenas um belo trabalho, mas sim um disco que é cotado para aparecer em minha mais tarda lista de melhores do ano.

Não demora muito para Surfing começar a somar pontos com o ouvinte. Logo na faixa de abertura, Crop Circle Jerk ’94, o álbum já mostra que quer marcar – e marca. A melodia é leve, cantada como se não houvesse amanhã, e usa oohs e aahs que sempre acabam por me conquistar. Devendra e seus amigos ainda surfam por outras essências, letras bem humoradas, sem sentido e, em muitas das 14 faixas lançadas, exploram as influências que Fab, o amado baterista, trouxe em sua bagagem. Isso acontece, por exemplo, em Adam and Steve, que é tão weird quanto pode-se esperar de algo feito por Banhart. Nada como uma (duas, três, quatro…) boa e nova música indecifrável para acabar com a rotina.

Theme From Hollywood é uma das minhas preferidas, e vou dizer por que: Fabrizio Moretti e sua voz bêbada são muito exploradas nela. Surfing, faixa que dá nome ao disco, não fica pra trás, agradando até a senhora minha mãe por ter uma melodia encantadora no piano. Falando em mães, Another Mother chega e trás com ela tudo que uma despedida tem direito – exceto lágrimas, que não combinam com o espírito do Megapuss.

Lembrando de The Doors e Santana até as demos mais remotas de Devendra Banhart. Passando por folk, jazz e garage rock. Você tem que gostar de ao menos uma parte do Megapuss.

Por Alex Correa

2 Comentários so far
Deixe um comentário

Pois eu ando curiosa com esse Megapuss há tempos – acho que é o nome que me assusta! Agora fiquei mais curiosa ainda, vou conferir! Obrigada pela dica!

Comentário por Nathália

O Megapuss é o máximo!! Uma das melhores bandas atuais, junto com o Little Joy, claro, que não fica atrás.
Melodias leves, diferente da maioria das bandas de hoje, que só fazem barulho.
Te contagiam, te alegram…

Comentário por Dandara




Deixe um comentário

