Move That Jukebox!


Fora do Eixo Vol. 2 – China by movethatjukebox
novembro 3, 2008, 7:22 pm
Filed under: Outros | Tags: , ,

A China está na moda, sem dúvida. Com as olimpíadas deste ano, o “espetáculo do crescimento” chinês de mais de 10% durante toda década passada e a abertura crescente do regime comunista ao intercâmbio de cultura e conhecimento de países ocidentais, cada vez mais as pessoas do mundo inteiro estão de olho nas novidades que vêm lá do outro lado do planeta – inclusive na área musical, onde a Internet, apesar de toda censura do governo central, é o principal canal de comunicação da juventude chinesa para obter e partilhar gostos musicais, além de alimentar a riquíssima cena underground daquele país. Segundo uma reportagem recente do jornal O Globo, existem por volta de 500 MIL BLOGS que divulgam e compartilham o som de bandas chinesas inspiradas em sons gringos – principalmente no rock americano. Como não dá pra falar de tudo, vamos a três bandas de destaque.

CARSICK CARS

O trio pequinês Carsick Cars (Zhang Shouwang, Lei Weisi e Li Qing) é um exemplo da popularidade do punk e do rock alternativo entre os jovens pequineses. Tanto é que eles tiveram a honra de abrir pro Sonic Youth em 2007, no gigantesco clube de Pequim MAO Live, e também nos shows que o SY fez em Praga, República Tcheca e Viena, Áustria. Cantando ora em chinês, ora em inglês, o som do trio é bem inspirado na banda nova-iorquina.

OUVIR

HANG ON THE BOX

O quarteto feminino Hang on The Box (Wang Yue, Yilina, Li Yan Fan e Shenjing), na ativa desde 1998, faz um som bem curioso. Teve um início punk, mas que foi evoluindo para um som mais eletrônico e experimental. Tem quatro discos lançados pelo selo japonês Bad News. Tem grande repercussão na Europa e lembra muito músicos e bandas experimentais feito Animal Collective, as bandas do Mike Patton pós-Faith No More e Björk.

OUVIR

SILVER ASH

Para completar, o quesito “banda exótica” da semana: Silver Ash. Um dos primeiros representantes do Visual Kei chinês (movimento que tem um forte apelo principalmente no rock nipônico). Com sua mistura de glam e gothic rock, Ling, Yue, Yu Zhen e Bai Niao, de 1997 pra cá lançaram seis discos que ora lembrar as “progressividades” de bandas como Muse, ora lembram demais as trilhas sonoras de animes. Um prato cheio pra quem gosta da coisa.

OUVIR

Para mais informações sobre bandas chinesas, acesse o portal d’O Globo.

Por Filipe Torres

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: