Move That Jukebox!


Fora do Eixo Vol. 1 – Portugal by Neto
outubro 13, 2008, 8:08 pm
Filed under: Outros | Tags: , ,

Olá! Esta nova coluna do MTJ! vai te levar a sons que podem ser considerados estranhos, já que a maioria das coisas que se ouve nas rádios e comunidades de internet por aí são músicas em inglês (ou, por um milagre, se você ainda escuta alguma música produzida por aqui…). Por acaso você já teve a curiosidade de saber como seria escutar rock em grego? Bandas nórdicas que cantam em sueco, finlandês, dinamarquês? Como soaria um grupo de hip-hop chinês?! Pois então, estamos aqui pra matar sua curiosidade! Mas vamos começar com sons em português, mesmo. De Portugal.

Se você acha que música portuguesa se resume a Fado e Dança-do-Vira, está enganado. Há uma cena muito interessante do outro lado do Atlântico, influenciada pela modernização do país depois da entrada de Portugal para o bloco europeu e pela grande quantidade de festivais pipocando por lá, como o Festival Paredes de Coura, Super Bock Super Rock e o… Rock in Rio (vai entender…), que patrocinam a ida de grandes nomes internacionais ao país e também ajudam a divulgar novas sonoridades e bandas lusas.

Toranja

O Toranja, liderado por Tiago Bettencourt, começou suas atividades no começo dos anos 2000, lançando dois discos até agora: Esquissos (2003) e Segundo (2005 em Portugal, 2006 aqui no Brasil). Pra quem é fã de Los Hermanos, o nome não é lá tão estranho, já que as duas bandas excursionaram juntas nos dois países em 2006. Alternando canções enérgicas e baladas de piano ou violão, as letras do Toranja geralmente falam das complicadas relações amorosas de um jeito que é, ao mesmo tempo, tanto direto quanto poético. Outra semelhança com o Los Hermanos é que a banda também se encontra num hiato indefinido, mas no próprio site eles prometem voltar, um dia, quem sabe…

Vale conferir o clipe de Laços, de 2006:

> MySpace <

OiOai

É sério, esse é o nome da banda! João, Pedro, Nuno e Fred, amigos de longa data, lançaram Oioai em 2006, o primeiro e, por ora, único disco dessa banda, que tem uma sonoridade bastante parecida com a do Toranja, mas com uma pitada de punk em algumas músicas e de folk em outras. Destacam-se em suas apresentações ao vivo, com versões mais rápidas e mais agressivas de suas canções. Estão a gravar o sucessor do álbum homônimo.

> MySpace <

Micro Audio Waves

Este trio (Flak, C. Morgado e Cláudia Efe) faz um electropop com pitadas experimentais. Até aqui lançaram três discos: Micro Audio Waves (2002), No Waves (2004) e Odd Size Baggage (2007). Ganharam bastante notoriedade depois que o lendário radialista britânico John Peel deu destaque em seu programa ao segundo álbum da banda. E mais um elemento de “esquisitice” deste grupo é o fato de que algumas das letras são inspiradas – acredite – em manuais de instruções! A vocalista as canta de uma maneira sussurrada e sensual, num jeito Beth Gibbons (Portishead) de ser.

> MySpace <

Isso é só um aperitivo, mais pra frente teremos outras viagens sonoras. Sugestões de destino serão muito bem aceitas.

Por Filipe Torres

Anúncios

6 Comentários so far
Deixe um comentário

ó, nem vou ouvir toranja pra não me apaixonar, e sonhar com shows que nunca irã acontecer.
tipo beirut, ou los hermanos. =/

mas a idéia da coluna é muito boa!

Comentário por thaís

A-D-O-R-E-I

Comentário por Ana

ótima idéia.

Comentário por Pedro

Obrigado pela referência a alguns artistas portugueses. Aproveito e deixo-te ficar alguns nomes verdadeiramente bons para abrir mais o apetite dos leitores deste teu blog:

X-Wife, Wraygunn, The Legendary Tiger Man, Hipnótica, Azevedo Silva, The Vicious Five, You Should Go Ahead, Pop Dell’Arte, The Partisan Seed, Cindy Kat, Lobster, Riding Pânico, Sean Riley & The Slowriders, Pluto, Monomonkey, Woman in Panic, Old Jerusalem, MAU e muitos outros que se enquadram na linha indie-rock e indie-pop.

Abraço

Comentário por Kraak

Obrigado pelas recomendações :)

O X-Wife já foi citado aqui no MTJ, os outros eu realmente nunca ouvi falar.

Escutarei :D

Comentário por alex correa

O meu erro foi abrir o myspace do Toranja achando que ia ouvir Los Hermanos 2.

Comentário por Thiago D




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: