Move That Jukebox!


Crítica: Nights Out (Metronomy) by marçal
setembro 12, 2008, 2:55 am
Filed under: Críticas e Recomendações, Metronomy | Tags: ,

Uma infinidade de bandas vem aparecendo na cena musical alternativa, e muitas pessoas, inclusive eu, acabam se cansando de tanta coisa parecida, sem nada de inovação. É uma cópia atrás de outra, bandas sem nada para mostrar. Só que dentre estas tantas surgem algumas que se destacam, pelo simples motivo de não terem se contentado apenas em ser mais uma. Pelo fato de sentirem que se seu som fosse semelhante ao de outros, eles não seriam lembrados como eles mesmos, e sim como a banda que parece com tal outra.

Misturar, criar, inovar, surpreender. Estes verbos simplificam bem o que pode separar um artista do grande grupo e fazê-lo andar no sentido do reconhecimento e do destaque. Dentre as bandas novas que decidiram sair da mesmice podem ser citados nomes como Vampire Weekend, Does It Offend You, Yeah?, Foals e Metronomy. E é deste último que eu vou falar.

No ínicio, em 1999 o Metronomy era apenas formado pelo jovem inglês Joseph Mount e seu laptop, fazendo músicas sozinho em seu quarto. Mas se o cara começou em 1999, como eu posso estar falando que Metronomy é uma banda nova?

Realmente a banda já tem quase uma década, porém me refiro à renovação pela qual passou, e os frutos que foram plantados. Em 2006, Joseph lançou o álbum ‘Pip Paine (Pay Back The £5000 You Owe)’. Totalmente experimental e quase todo instrumental, o disco foi bem aceito e ele começou a receber diversos convites de remixes, entre eles de grandes nomes como Franz Ferdinand, Ladytron e Klaxons. E 2008 chegou, e junto com ele o grande momento do Metronomy.

Gabriel Stabbing e Oscar Cash, músicos que acompanhavam Joseph ao vivo, foram adicionados à banda, e chegou às lojas no começo deste mês o segundo álbum deles, e talvez um dos melhores do ano: Nights Out. Demonstrando influências de diversos artistas, tais como David Bowie, Autechre, Devo e Ramones, foi criado um novo gênero. Que na realidade não é um gênero, é o Metronomy. E esta é a banda nova que eu estou falando.

Sintetizadores de sobra, saxofones, três vozes, grandiosas músicas instrumentais, barulhos de porta abrindo e fechando e tudo o que mais pôde ser colocado, foi colocado em ‘Nights Out’. Um álbum completo do início ao fim, para se ouvir dezenas de vezes prestando atenção e admirando cada detalhe inserido por Joseph para deixar tudo mais harmônico para os ouvidos.

E como eu disse no início, há bandas que chegam para copiar e bandas que ficam para serem copiadas. Com toda certeza, o Metronomy é uma que chega para ficar. Se será copiada o ou não, veremos. Aposto que sim, até que surja alguma outra banda que acerte em cheio os corações de músicos não-criativos. A moda não existe só entre os fãs.

Download do àlbum disponível no Orkut

Autor: Marçal Righi

Anúncios

4 Comentários so far
Deixe um comentário

AEEEE até que enfim alguem falando do Metronomy por aqui! :DD
Nights Out é lindoo demais! Como eu ouvi por aí: se o Santo da Música existe mesmo, o Metronomy vai bombar demais! ehehhe

Postem o clipe de Heartbreaker também que é bom demais!

Full stars merecidamente :DDD

Comentário por fulano

gostei da critica, hein? vou ouvir!

toda vez que eu vejo fotos de pessoas ou bandas coloridíssimas, eu sei que foi o marçal que escreveu. :D

Comentário por thaís

HAHA, isso faz muito sentido, Thaís.

Comentário por alex correa

[…] O Metronomy é moderno, inovador, original. Nights Out é algo inimaginável, só ouvindo pra perceber o quanto a música ainda pode se renovar. Músicas como ‘The End Of You Too’ e ‘Back On The Motorway’ trazem à tona a genialidade de Joseph Mount e junto com ela a alegria de estar ouvindo algo realmente bom. Se isso ainda não for o suficiente para te fazer querer ouvir o disco, leia aqui. […]

Pingback por Melhores discos de 2008 (Parte 4) « Move That Jukebox!




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: