Move That Jukebox!


Bolsa de Valores na música by Gabriel
fevereiro 29, 2008, 12:13 am
Filed under: Outros | Tags: ,

Nas conturbadas reviravoltas do atual mercado musical, uma nova e alternativa forma de lucrar tem ganhado espaço.

Já pensou em comprar ações de uma banda? Pois é, agora é possível.

Como todos sabem, o custo para financiar um artista ou banda é muito elevado. Com a queda na venda de discos e o aumento dos downloads ilegais, a situação tem piorado. Aí que entra a alternativa do site Slicethepie, fundado por Reuters David Cortier-Dutton.

Sua brilhante idéia resume-se em tornar o investimento em artistas algo atraente, ou seja, de baixo custo e com bons retornos. Através de sua empresa, todos podem se tornar investidores, desde fãs até os profissionais da área.  Com o envolvimento de muitas pessoas, o site consegue arrecadar um grande fundo para que seus artistas gravem seus álbuns e sejam reconhecidos . Em outras palavras, cada fã se torna uma pequena gravadora.

Mas não é fácil conseguir o financiamento. Após o envio das informações sobre a banda, os associados do site avaliam os trabalhos enviados. A cada mês, os 20 mais votados seguem em busca do valioso financiamento. No entanto, somente uns dois artistas conquistam o apoio, recebendo o dinheiro necessário para a gravação do disco (cerca de 15 mil libras).

Claro que nem tudo é fácil para o artista. Dois anos após o investimento inicial, a quantia de uma libra por álbum e 10 centavos de libra por música vendida é de direito dos associados do site, ou investidores (por cada contrato). No entanto, os direitos autorais continuam pertencentes aos artistas, que podem efetivar contratos com outras gravadoras posteriormente, desde que aceitem pagar as devidas taxas.

Apesar das visíveis desvantagens, essa parece ter se tornado uma boa saída para novas bandas. Ter o reconhecimento e apoio em troca de contratos nem sempre favoráveis, essa parece ser a alternativa.

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Blog muito legal cara! õ//

Comentário por poetasdoagreste




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: